A mais persistente falácia econômica – Milton Friedman

15
62

Um dos argumentos mais usados para favorecer a tese de que o aumento indiscriminado de gasto governamental não prejudica a economia é o que de que o gasto governamental, mesmo que não seja feito com qualidade, aumenta a propensão ao consumo e, portanto, aquece a economia e a mantém em movimento.

Milton Friedman rebate esse argumento com o fato de que o dinheiro gasto pelo governo, se não fosse tomado pelo governo, também seria gasto e que, de fato, o controle das pessoas sobre seu próprio dinheiro aumenta a qualidade do gasto.

Tradução: Odilon Neto
Revisão: Andrey Costa

Ajude-nos a continuar: https://apoia.se/tradutoresdedireita

Twitter: http://twitter.com/tradutores_br
Instagram: https://www.instagram.com/tradutoresdedireita
Site: https://estibordo.org/tradutoresdedireita

Youtube Tradutores de Direita

15 COMENTÁRIOS

  1. Não que um governo conservador não fizesse o mesmo. Aqui há pessoas de direita política, não anarquistas ou libertários.
    A diferença do Brasil pros outros países é que o roubo é escancarado. Mas não importa. Seja no Brasil ou Hong Kong, imposto é roubo.

  2. O que Milton Friedman está falando, que o Estado precisa diminuir e quiçá desaparecer para que toda a sociedade possa gerar riqueza e prosperar.
    Resumindo: Imposto é roubo! Direito não existe! E o Estado é facção criminosa! E todo funcionário público é um parasita das pessoas que trabalham e das mais vulneráveis.

  3. O empresário q produz automóveis tbem precisa gastar pra comer, se vestir, morar numa casa, etc… etc …. E isso é com toda a sociedade. Dependemos uns dos outros e os empregos públicos e fiscais das Leis e Segurança Pública devem existir pra garantir a Ordem pra q todos possam gastar e produzir em seus respectivos setores. Não há como fugir disso. Imaginem o caos se todos nós fossemos produtores ou se todos fossem consumidores ?? Por isso o nome é sociedade. Cada um no seu quadrado para o bem estar de todos.

  4. Você tem 1000 reais, se gastar eles agora comprando brinquedos vai ter alimentado a indústria de brinquedos.

    Porém se você poupa esses 1000 reais e investe eles por algum tempo, pode permitir o mercado utilizar o dinheiro para financiar algo e quando começar a lucrar te devolver seu dinheiro com juros (muitos investimentos são indiretamente isso),
    você vai ter permitido alimentar uma indústria de modo possivelmente mais efetivo do que apenas gastar, e vai ter seu dinheiro de volta com juros, que pode gastar mais ainda do que no primeiro caso.

    Poupar e investir gera muito mais riqueza do que apenas gastar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here