Thomas Sowell explica a Grande Depressão

18
209

Com certeza teus professores de história te contaram que o intervencionismo de Roosevelt, após a Grande Depressão, foi o motivo da recuperação da frente ao problema do desemprego. Thomas Sowell, no entanto, explica claramente porque os níveis de desemprego baixaram drásticamente com o aproximar da Segunda Grande Guerra, e não por causa da intervenção do governo. O video esclarece como essa intervenção na economia, ao invés de ajudar, somente atrapalhou (e atrapalha ainda). E pior, o desemprego que se seguiu à queda da bolsa em 1929 se deveu a medidas tomadas pelo governo!

Só uma nota de esclarecimento. A crise imobiliária em 2007-2008, também se deveu a intervenção estatal, e levou os especuladores a investir durante anos na construção em larga escala de casas. Mas os socialistas adoram dizer que foi o capitalismo que se auto-destruiu. Ledo engano!

Compare com quadro disposto neste artigo, sobre o desemprego nos EUA no século XX, e reparem como estava antes da Segunda Guerra: http://nickardo.com/unemployment-rate-in-the-u-s-economy-since-1900/

Youtube Tradutores de Direita

18 COMENTÁRIOS

  1. Você vê um cara como o Sowell, Friedman e Hoppe explicando algo que é "complicado" em menos de 10 minutos pra depois aparecer um babaca como o Ciro Gomes jogando 300 numeros aleatorios e nao explicando nada e falando merda de escolas economicas sem ter o minimo conhecimento sobre as teses de tais escolas. E o mais engraçado disso é que depois de ver esses dois videos ainda vem gente imbecil pagar pau pro Ciro

  2. Análise perfeita.O que sempre ouvi na escola é que o "new deal" foi a salvação da lavoura durante a crise.Os professores de história que não entendem bosta nenhuma de economia continuam propagando esta mentira até os dias de hoje.

  3. Os socialistas adoram dizer todas essas coisas, mas esquecem-se que a economia se regula sempre pois é uma balança em equilíbrio. Pode é ter fases más, fases péssimas, fases boas e fases óptimas. Intervir numa má fase, em vez de a deixar reequilibrar-se, mesmo que continue em baixas, tende sempre e piorá-la por não lhe permitir a recuperação precisamente no ponto ONDE está….

  4. O  livro mais completo que já vi desse assunto é  "A grande depressão" do Murray Rothbard. Lá ele mostra o cenário +- 15 anos antes da crise de 29 e mostra que foram uma série de cagadas que levaram a crise, e depois da mesma ainda continuaram fazendo merda com dinheiro público.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here